Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim

Se você está na busca por uma receita que seja ao mesmo tempo saborosa, fitness, e te ajude na perda de peso, o Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim é a pedida certa.

Neste prato, a combinação de ingredientes saudáveis e o modo de preparo rápido vão te surpreender.

Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim
Você permanecerá no mesmo site →

E olha, embora essa receita seja um plus na sua dieta para emagrecer, a Escola Vegana sempre reforça: alimentação equilibrada e exercícios físicos são o combo perfeito para uma vida mais saudável.

Ingredientes – Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim

Preparar uma receita deliciosa começa com a escolha dos ingredientes certos. Para o nosso stir-fry, você vai precisar de:

Para o Tofu:
– 200g de tofu firme, pressionado e cortado em cubos
– 1 colher de sopa (15ml) de óleo de gergelim
Para os Legumes:
– 1 cenoura média, cortada em palitos finos
– 1 pimentão vermelho, cortado em tiras
– 1 xícara (100g) de brócolis, cortados em floretes pequenos
– 1 xícara (70g) de cogumelos fatiados
Para o Molho de Amendoim:
– 3 colheres de sopa (45ml) de pasta de amendoim
– 2 colheres de sopa (30ml) de molho de soja
– 1 colher de sopa (15ml) de vinagre de arroz
– 1 colher de sopa (15ml) de melado de cana (ou outro adoçante vegano)
– 1 colher de chá (5ml) de gengibre fresco ralado
– 1/2 colher de chá (2,5ml) de flocos de pimenta vermelha (ajuste conforme tolerância ao picante)
– 1/4 de xícara (60ml) de água quente
Para Servir:
– Arroz integral cozido

O segredo de um bom stir-fry está em cozinhar rápido em fogo alto. Vamos lá:

Dourar o Tofu:
1. Aqueça o óleo de gergelim em uma panela grande ou wok em fogo médio-alto. Salteie os cubos de tofu até dourarem. Reserve.
Preparando os Legumes:
2. Na mesma panela, salteie os legumes até ficarem al dente.
Preparando o Molho de Amendoim:
3. Misture os ingredientes do molho em uma tigela até obter uma mistura homogênea.
Combinando Tudo:
4. Retorne o tofu à panela com os legumes, adicione o molho e misture bem.
Finalizar:
5. Cozinhe por mais alguns minutos até o molho engrossar um pouco.
Servindo:
6. Sirva sobre uma cama de arroz integral. Dicas adicionais: inclua brotos de bambu ou castanhas de caju para mais textura.

– Posso substituir algum ingrediente?
Claro! Se não tiver tofu, experimente com seitan ou cogumelos para uma textura diferente.

– E para economizar?
Legumes da estação são sempre uma opção mais em conta e igualmente nutritivos.

– Como faço para mais pessoas?
Simplesmente dobre ou quadruplique a receita conforme necessário. Ajuste os ingredientes proporcionalmente.

Cada ingrediente do Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim traz benefícios únicos. O tofu é uma excelente fonte de proteína.

Legumes fornecem fibras e ajudam a manter a saciedade. O molho de amendoim traz gorduras saudáveis. Juntos, eles formam um prato balanceado que ajuda na perda de peso e no emagrecimento, sem abrir mão do sabor.

As Melhores Ocasiões para Servir o Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim

Este prato é perfeito para um jantar leve, mas satisfatório. Serve bem em encontros casuais com amigos ou em um jantar a dois.

Para acompanhar, um suco natural ou um chá gelado complementam a refeição sem sobrecarregar.

O que você vai precisar para fazer o Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim

Para executar essa receita com maestria, alguns itens são essenciais:

– Wok: para saltear os ingredientes de forma rápida e uniforme. Clique aqui para Comprar na Amazon

– Espátula de silicone: ideal para mexer sem arranhar seu wok. Clique aqui para Comprar na Amazon

– Tigela pequena: para preparar o molho de amendoim. Clique aqui para Comprar na Amazon

Lembre-se, todos esses itens você encontra na Amazon, parceira da Escola Vegana. Não esqueça de conferir!

Agora que você conhece o passo a passo do Stir-Fry Asiático de Tofu com Legumes e Molho de Amendoim, que tal experimentar essa receita incrível? Além de ser uma delícia, ela vai te ajudar na perda de peso e no emagrecimento.

Mas lembre-se, uma alimentação balanceada e exercícios físicos são fundamentais para um estilo de vida saudável. Gostou da receita? Tem sugestões ou quer compartilhar como ficou o seu prato? Deixe seu comentário. A Escola Vegana adora ouvir suas histórias!