Feijão Tropeiro Vegano (Feijão Tropeiro Vegano Tradicional)

O Feijão Tropeiro Vegano é uma receita que conquista pelo sabor e simplicidade.

Para quem busca uma refeição saudável, fitness e que pode ajudar no emagrecimento quando combinada com exercícios físicos, essa é a escolha ideal.

Feijão Tropeiro Vegano

Além de ser uma delícia, é totalmente vegano, garantindo um prato livre de ingredientes de origem animal. Vamos explorar como essa versão vegana do tradicional feijão tropeiro pode ser a estrela do seu próximo almoço.

A História do Feijão Tropeiro Vegano

O Feijão Tropeiro tem suas raízes na culinária dos tropeiros, viajantes que transportavam gado e mercadorias pelo interior do Brasil.

Eles precisavam de refeições nutritivas e fáceis de preparar, e o feijão tropeiro se tornou uma escolha popular.

Esta versão vegana adapta a tradição ao estilo de vida moderno, substituindo a carne por tofu defumado e mantendo a essência do prato original.

Ingredientes – Feijão Tropeiro Vegano

Para preparar o Feijão Tropeiro Vegano, você vai precisar de alguns ingredientes simples e acessíveis. É uma receita que combina sabores ricos e texturas variadas, resultando em um prato irresistível.

Ingredientes:
2 xícaras (chá) de feijão carioca cozido e escorrido (aproximadamente 400g)
1 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada (120g)
1/2 xícara (chá) de tofu defumado picado (100g)
1 cebola média picada (aproximadamente 100g)
2 dentes de alho picados
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado (salsa e cebolinha) (30g)
1/2 xícara (chá) de couve picada (30g)
1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho picado (75g)
1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo picado (75g)
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva (60ml)
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo – Passo a Passo

Preparar o Feijão Tropeiro Vegano é simples e prazeroso. Seguindo o passo a passo abaixo, você terá um prato delicioso e bem temperado.

Modo de Preparo:
Preparação do Feijão:
Cozinhe o feijão carioca em água até que esteja macio, mas sem desmanchar. Escorra e reserve.
Refogado de Tofu:
Em uma panela grande, aqueça metade do azeite de oliva (30ml) em fogo médio. Adicione o tofu defumado picado e refogue até ficar levemente dourado. Reserve.
Refogado de Legumes:
Na mesma panela, adicione o restante do azeite de oliva. Acrescente a cebola picada e refogue até ficar transparente. Adicione o alho picado e refogue por mais um minuto.
Adicionar Pimentões:
Acrescente os pimentões vermelho e amarelo picados e refogue até que estejam macios, aproximadamente 5 minutos.
Montagem do Feijão Tropeiro:
Adicione o feijão cozido à panela com os legumes e misture bem.
Acrescente a couve picada e cozinhe por mais 2-3 minutos, até que a couve murche.
Adicione a farinha de mandioca torrada aos poucos, misturando bem para que todos os ingredientes fiquem bem incorporados. A farinha deve envolver todos os ingredientes sem formar grumos.
Acrescente o tofu defumado reservado e misture bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Por último, adicione o cheiro-verde picado e misture delicadamente.
Sirva o feijão tropeiro vegano quente, acompanhado de arroz branco e uma salada fresca.

Posso substituir algum ingrediente?
Sim, você pode substituir o tofu defumado por proteína de soja texturizada ou cogumelos.

Como posso baratear a receita?
Utilize legumes da estação e compre grãos e farinha de mandioca a granel para economizar.

Posso dobrar a receita?
Claro! Basta dobrar todos os ingredientes para servir 4 pessoas ou dividir pela metade para servir 2 pessoas.

Essa receita é sem glúten?
Sim, o Feijão Tropeiro Vegano não contém glúten, perfeito para quem tem intolerância ou sensibilidade.

Posso congelar o Feijão Tropeiro Vegano?
Sim, ele congela bem. Apenas evite congelar por mais de um mês para manter o sabor.

Os ingredientes do Feijão Tropeiro Vegano são repletos de benefícios. O feijão carioca é rico em proteínas e fibras, ajudando na saciedade.

O tofu defumado adiciona uma textura única e um sabor delicioso. Legumes como pimentões, couve e cheiro-verde são ricos em fibras e minerais, contribuindo para uma dieta equilibrada.

As Melhores Ocasiões para Servir o Feijão Tropeiro Vegano

O Feijão Tropeiro Vegano é versátil e pode ser servido em várias ocasiões. Seja um almoço de domingo em família, um jantar com amigos ou até mesmo em um evento especial, ele sempre vai bem. Harmonize com suco natural ou água aromatizada para uma refeição completa e refrescante.

Como Ganhar uma Renda Extra com o Feijão Tropeiro Vegano

Venda por encomenda: Ofereça o Feijão Tropeiro Vegano para eventos e reuniões familiares.

Marmitas saudáveis: Prepare marmitas veganas para venda semanal.

Aulas de culinária: Dê workshops de culinária vegana e ensine a receita.

O Feijão Tropeiro Vegano é uma excelente opção para quem busca uma refeição deliciosa e saudável. Nesta receita, você aprendeu como preparar um prato tradicional de maneira vegana, mantendo todo o sabor e a riqueza de texturas. Experimente fazer e compartilhe sua opinião e sugestões nos comentários. Vamos cozinhar juntos!