Estrogonofe de Grão de Bico Vegano

Quando pensamos em Estrogonofe de Grão de Bico Vegano, logo imaginamos uma receita cheia de sabor e tradição, adaptada para uma versão totalmente planta.

Este prato é a prova de que a culinária vegana pode ser tão rica e deliciosa quanto qualquer outra. Aqui na Escola Vegana, queremos te mostrar que cozinhar pratos veganos incríveis não só é possível, mas também pode ser uma aventura culinária deliciosa.

Estrogonofe de Grão de Bico Vegano
Você permanecerá no mesmo site →

Se você está procurando dar uma reviravolta no cardápio sem abrir mão do sabor, veio ao lugar certo. Este estrogonofe é um prato reconfortante, perfeito para aqueles dias em que você precisa de algo especial. Vamos mergulhar juntos nessa receita que é pura magia e sabor?

A História do Estrogonofe de Grão de Bico Vegano

O estrogonofe, tradicionalmente conhecido por sua base de carne, encontrou no veganismo uma nova face, mais sustentável e inclusiva. O Estrogonofe de Grão de Bico Vegano é um filho dessa transformação, nascido da necessidade de criar pratos que respeitem todas as formas de vida.

Surgiu entre cozinhas experimentais e lares criativos, provando que é possível manter a essência de um clássico enquanto se adapta aos novos tempos. Este prato é uma celebração da inovação e do respeito pela diversidade alimentar.

A escolha do grão de bico como protagonista não é por acaso. Além de ser uma excelente fonte de proteína vegetal, ele traz uma textura e um sabor que enriquecem o prato, tornando-o uma opção robusta e satisfatória. Este estrogonofe é um exemplo de como a culinária vegana pode ser versátil e surpreendente, desafiando as expectativas e conquistando paladares.

Ingredientes – Estrogonofe de Grão de Bico Vegano

Antes de começarmos, vamos garantir que temos todos os ingredientes necessários para o nosso Estrogonofe de Grão de Bico Vegano. Esta receita é uma prova de que com poucos e simples ingredientes podemos criar pratos cheios de sabor e amor. Aqui está o que você vai precisar:

– 1 xícara de grão de bico cozido
– 3 tomates
– ½ cebola picada
– 10 azeitonas pretas picadas
– ½ xícara de aveia
– ½ xícara de água ou leite vegetal
– ¼ de colher de chá de noz moscada em pó
– 1 colher de chá de sal marinho
– 1 colher de sopa de azeite ou óleo de coco ou óleo de girassol

O processo de preparação do Estrogonofe de Grão de Bico Vegano é simples, mas cada passo é importante para garantir que o resultado seja incrível. Vamos lá:

1. Deixe a aveia de molho em 1 xícara de água ou leite vegetal (amêndoas ou coco caseiro, por exemplo) por 15-20 minutos. Após esse tempo, bata tudo no liquidificador, com uma pitada de sal e noz moscada (opcional) até obter um creme bem lisinho. Reserve.
2. Refogue a cebola com os tomates e 1 colher de sopa de azeite de oliva extra-virgem.
3. Junte o grão de bico cozido e as azeitonas picadas. Deixe cozinhar cerca de 3 minutos com a panela fechada.
4. Em seguida, adicione o molho de aveia e a salsinha picada, e prove para verificar o sal. Deixe cozinhar mais uns 2-3 minutos e desligue o fogo.
Tempo de preparo: 45min
Rendimento: 2 porções

1. Posso substituir o grão de bico por outro ingrediente?
Sim, embora o grão de bico seja o protagonista do nosso *Estrogonofe de Grão de Bico Vegano*, você pode experimentar com lentilhas ou até mesmo tofu, ajustando o tempo de cozimento conforme necessário.

2. E se eu não tiver aveia?
A aveia ajuda a engrossar o molho, mas você pode usar farinha de arroz ou amido de milho como alternativa. A ideia é conseguir a consistência desejada para o molho.

3. Posso fazer sem azeitonas?
Claro! As azeitonas adicionam um toque especial, mas se você não é fã, pode omiti-las ou substituí-las por champignons, por exemplo.

Os ingredientes escolhidos para o Estrogonofe de Grão de Bico Vegano não são apenas deliciosos, mas também trazem seus próprios benefícios. O grão de bico, por exemplo, é uma excelente fonte de proteínas e fibras

As Melhores Ocasiões para Servir o Estrogonofe de Grão de Bico Vegano

Este estrogonofe é perfeito para uma variedade de ocasiões. Seja um jantar especial com amigos ou uma refeição reconfortante em um dia frio, ele sempre traz aconchego e satisfação.

É também uma excelente opção para quem busca introduzir pratos veganos no dia a dia de forma deliciosa e sem complicações.

Além do Estrogonofe de Grão de Bico Vegano você também pode querer fazer…

– Grão-de-bico com abóbora ao curry: Uma receita que aquece o coração e o paladar. Clique aqui: https://escolavegana.com/grao-de-bico-com-abobora-ao-curry/

– Bolinhos de grão-de-bico e vegetais fitness: Perfeitos para um lanche saudável e cheio de sabor. Clique aqui: https://escolavegana.com/bolinhos-de-grao-de-bico-e-vegetais-fitness/

– Hambúrguer com homus de grão-de-bico e tomate: Uma opção incrível para um lanche ou jantar especial. Clique aqui: https://escolavegana.com/hamburguer-com-homus-de-grao-de-bico-e-tomate/

Esperamos que você tenha se animado para experimentar este Estrogonofe de Grão de Bico Vegano. Ele é a prova de que a culinária vegana é rica, diversa e incrivelmente saborosa.

Se você fez esta receita, compartilhe sua experiência conosco! Adoraríamos ouvir sua opinião e sugestões. A culinária é uma jornada de descobertas, e estamos aqui para explorá-la juntos. Até a próxima receita!