Creme de Shimeji

O Creme de Shimeji é daquelas receitas que você guarda no coração e na barriga, sabe? Não é só pela simplicidade dos ingredientes ou pela facilidade do preparo, mas pelo sabor que é de “cair o queixo”.

E o melhor de tudo? É uma receita que fala diretamente ao coração de quem ama se aventurar pelo universo dos sabores. Ao dar o primeiro passo na preparação deste creme, você estará embarcando numa viagem gastronômica surpreendente. O shimeji, com sua textura única e sabor delicado, se transforma numa experiência nova quando combinado com os demais ingredientes.

Creme de Shimeji

E não se engane, apesar de parecer chique, o preparo é “moleza”. É o tipo de prato que te faz querer chamar os amigos, a família, os vizinhos… todo mundo para provar uma colherada e ver a expressão de surpresa e satisfação no rosto deles. Então, bora colocar a mão na massa e surpreender com essa delícia?

A História do Creme de Shimeji

A verdadeira magia por trás do Creme de Shimeji não é apenas seu sabor inigualável, mas também a rica história que acompanha esta delícia. Originário das práticas culinárias que prezam pela união de ingredientes naturais e frescos, este prato é um reflexo da crescente apreciação mundial pela cozinha vegana.

Não é de hoje que o shimeji, esse cogumelo asiático de textura suave e sabor delicado, tem sido a estrela em muitas receitas ao redor do globo. Mas foi a inovação de chefs e entusiastas da culinária vegana que deu vida a esta receita específica, transformando simples ingredientes em uma experiência culinária memorável.

Ingredientes – Creme de Shimeji

Preparar o Creme de Shimeji requer ingredientes simples, mas a combinação certa faz toda a diferença. Aqui estão os ingredientes que você vai precisar:

– ½ xícara de aveia
– 2 xícaras de água
– 1 dente de alho
– 2 colheres de chá de gengibre ralado
– 1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem
– 1 bandeja (400g) de shimeji
– 1 cenoura
– 1 abobrinha
– 1 colher de chá de sal
– 1 colher de chá de cúrcuma
– 3 colheres de sopa de coentro picado
– ½ limão

Para o leite de aveia:
1. Deixe a aveia descansando com 1 xícara de água por pelo menos 20 minutos.
2. Após esse tempo, peneire a aveia hidratada e bata no liquidificador com a outra xícara de água.
3. Depois peneire em uma panela furada (voal) e reserve.
Para o prato:
1. Refogue no óleo de coco o gengibre e o alho.
2. Acrescente o shimeji e aguarde ele soltar a água.
3. Adicione a cenoura e a abobrinha e refogue mais um pouco.
4. Adicione o leite de aveia.
5. Tempere com o sal e cúrcuma.
6. Desligue o fogo.
7. Coloque o coentro por cima.
8. Esprema um pouco de suco de limão quando servir.

1. Posso substituir o shimeji por outro cogumelo?
Sim, embora o Creme de Shimeji tenha um sabor único, outros cogumelos podem ser utilizados conforme a disponibilidade ou preferência.

2. O creme de aveia pode ser substituído por outro leite vegetal?
Sim, mas a textura e o sabor podem variar um pouco. A aveia oferece uma cremosidade particular ao prato.

3. É possível fazer sem o coentro?
Claro! Se não for fã de coentro, experimente usar salsinha ou manjericão para dar um toque verde.

Cada ingrediente do Creme de Shimeji traz consigo não só sabor, mas também benefícios únicos. A aveia, por exemplo, é conhecida por sua capacidade de proporcionar uma textura cremosa, enquanto o shimeji, a cenoura e a abobrinha juntos criam uma combinação rica em sabores e texturas.

A escolha desses ingredientes reflete o compromisso com pratos veganos que são tanto nutritivos quanto deliciosos.

As Melhores Ocasiões para Servir o Creme de Shimeji

O Creme de Shimeji é aquela receita coringa que se encaixa perfeitamente em várias ocasiões, seja num jantar mais intimista, uma reunião com amigos ou até mesmo numa ocasião especial que pede um prato mais elaborado, mas sem perder a simplicidade e o charme.

Imagina só: uma noite fresca, uma mesa bem posta e esse creme servido como prato principal, capaz de aquecer o coração e surpreender pelo sabor. E para acompanhar, que tal um suco de maçã verde?

A leve acidez e o frescor do suco complementam maravilhosamente a cremosidade e o sabor umami do shimeji, criando uma harmonização que é pura poesia para o paladar, sem precisar recorrer a bebidas alcoólicas. É o tipo de combinação que deixa qualquer encontro mais aconchegante e memorável.

Além do Creme de Shimeji você também pode querer fazer…

– Shimeji com Ervilhas Tortas: Uma receita que combina a suavidade do shimeji com o crocante das ervilhas. Perfeito para quem busca variedade no cardápio vegano. Link: https://escolavegana.com/shimeji-com-ervilhas-tortas/

– Risoto de Quinua com Semente de Mostarda e Shimeji: Uma alternativa saudável e cheia de sabor ao tradicional risoto, ideal para impressionar em qualquer ocasião. Link: https://escolavegana.com/risoto-de-quinua-com-semente-de-mostarda-e-shimeji/

O Creme de Shimeji transcende a simples noção de receita; representa um convite a explorar o universo da gastronomia vegana, um espaço repleto de sabores diversificados e oportunidades criativas.

Com ingredientes simples e passos claros, esperamos ter inspirado você a experimentar e se deliciar com este prato. Adoraríamos ouvir sua opinião e quaisquer sugestões que tenha para futuras receitas. Lembre-se, a cozinha é um laboratório de sabores, e cada prato é uma nova aventura.