Cocada Vegana

A cocada vegana é uma daquelas receitas que trazem um sabor nostálgico, sem abrir mão de uma alimentação saudável e ética.

Se você está procurando uma sobremesa deliciosa, fácil de fazer e 100% vegana, você veio ao lugar certo.

Cocada Vegana
Você permanecerá no mesmo site →

Aqui na Escola Vegana, valorizamos receitas que respeitam todos os seres vivos e, claro, que sejam de dar água na boca. Hoje, vou te mostrar como fazer uma cocada vegana que vai impressionar qualquer um que experimentar.

A História do Cocada Vegana

A cocada é uma iguaria típica da culinária brasileira, com raízes profundas na cultura africana trazida pelos escravizados. Originalmente, era feita com coco, açúcar e, muitas vezes, leite.

A versão vegana da cocada surgiu como uma adaptação moderna, mantendo todo o sabor tradicional, mas sem ingredientes de origem animal. Esta receita de cocada vegana é uma homenagem a essa rica história cultural, adaptada para quem busca uma alimentação mais consciente.

Uma curiosidade: há uma variação interessante de bolo de aipim vegano que também utiliza coco e faz muito sucesso nas festas juninas.

Ingredientes – Cocada Vegana

Para preparar a cocada vegana perfeita, você vai precisar de alguns ingredientes básicos, mas essenciais. Aqui estão eles:

Ingredientes:
– 2 xícaras (200 g) de coco ralado fresco
– 1 xícara (200 g) de açúcar demerara ou açúcar mascavo
– 1/2 xícara (120 ml) de leite de coco
– 1/2 xícara (120 ml) de água
– 1 colher de sopa (15 ml) de glucose de milho (opcional, para dar mais consistência)
– 1 pitada de sal

Esses ingredientes são fáceis de encontrar e garantem que sua cocada vegana fique com aquele sabor tradicional, mas com um toque especial que só as receitas veganas conseguem trazer.

Modo de Preparo – Passo a Passo

Preparar a cocada vegana é bem simples e não requer muita experiência na cozinha. Vou te guiar por cada etapa para que você possa fazer essa delícia sem complicações.

Preparação Inicial:
1. Em uma panela grande, misture o açúcar, o leite de coco, a água e a glucose de milho (se estiver usando). Leve ao fogo médio, mexendo constantemente até que o açúcar esteja completamente dissolvido.
Adição do Coco Ralado:
2. Acrescente o coco ralado e a pitada de sal à mistura na panela. Mexa bem para incorporar todos os ingredientes.
Cozimento:
3. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até a mistura engrossar e começar a desgrudar do fundo da panela. Isso deve levar cerca de 15 a 20 minutos. O ponto certo é quando a cocada está bem consistente e você consegue ver o fundo da panela ao mexer.
Formação das Cocadas:
4. Retire a panela do fogo. Com o auxílio de uma colher, faça pequenas porções da mistura e coloque sobre uma superfície untada com óleo ou forrada com papel manteiga. Modele as cocadas no formato desejado, seja em bolinhas ou em discos achatados.
Resfriamento:
5. Deixe as cocadas esfriarem completamente à temperatura ambiente. Após esfriar, elas estarão firmes e prontas para serem servidas.

– Variedades de Coco: Para uma textura diferente, você pode misturar coco ralado fino e grosso.
– Aromas Extras: Adicione raspas de limão ou laranja para dar um toque cítrico à cocada.
– Cobertura Opcional: Se quiser uma cocada mais sofisticada, você pode mergulhar metade de cada cocada em chocolate vegano derretido e deixar secar.

Posso substituir o açúcar demerara?
Sim, você pode usar açúcar mascavo ou qualquer outro adoçante vegano de sua preferência.

Como posso baratear a receita?
Você pode usar coco seco ralado em vez do coco fresco. Só lembre de hidratá-lo antes de usar.

Posso dobrar a receita?
Com certeza! Basta dobrar todos os ingredientes para fazer o dobro da quantidade. Para quatro pessoas, triplique as medidas.

Como armazenar as cocadas?
Guarde as cocadas em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até uma semana.

A cocada vegana é adequada para intolerantes à lactose?
Sim, essa receita não contém nenhum ingrediente de origem animal, incluindo produtos lácteos.

Os ingredientes da cocada vegana são todos de origem vegetal e oferecem benefícios que vão além do sabor. O coco ralado é uma excelente fonte de fibras, o açúcar demerara é uma opção menos processada que o açúcar branco, e o leite de coco adiciona uma cremosidade natural sem a necessidade de laticínios.

As Melhores Ocasiões para Servir a Cocada Vegana

A cocada vegana é versátil e pode ser servida em diversas ocasiões. Ela é perfeita para festas de aniversário, chás da tarde, ou como uma sobremesa especial após o almoço de domingo.

Se você quer harmonizar com uma bebida, experimente um chá gelado de hibisco ou um suco de maracujá, que complementam muito bem o sabor da cocada.

Como Ganhar uma Renda Extra com a Cocada Vegana

1. Venda em feiras: Monte uma barraca em feiras veganas ou eventos gastronômicos e venda suas cocadas fresquinhas.

2. Encomendas: Ofereça cocadas sob encomenda para festas e eventos. Crie um cardápio diversificado com diferentes sabores e apresentações.

3. Parcerias com cafés: Faça parcerias com cafeterias locais para fornecer cocadas veganas. Muitos estabelecimentos buscam opções veganas para atrair mais clientes.

Fazer cocada vegana é uma maneira deliciosa e ética de aproveitar uma sobremesa clássica. Espero que você tenha gostado da receita e das dicas que compartilhei aqui na Escola Vegana.

Experimente fazer em casa e compartilhe sua experiência nos comentários. Sua opinião sincera e sugestões são sempre bem-vindas para que possamos continuar trazendo receitas incríveis para você.

1 Comentário