Salada de Quinua com Manjericão

Salada de Quinua com Manjericão é uma experiência gastronômica refrescante e vibrante. Aqui na Escola Vegana, estamos sempre em busca de pratos que são tanto nutritivos quanto deliciosos, e esta salada é um exemplo perfeito disso.

Hoje, vamos explorar como essa combinação simples pode transformar sua mesa. Se você está procurando uma receita fácil, mas cheia de sabor, a Salada de Quinua com Manjericão é uma escolha excelente. Vamos mergulhar nesse mundo de sabores?

Salada de Quinua com Manjericão
Você permanecerá no mesmo site →

Perfeita para um almoço rápido ou servida como um complemento, esta salada representa uma maneira deliciosa de incluir a quinua, conhecida por seus inúmeros benefícios, em sua alimentação. Prepare-se então para descobrir como elaborar esta receita apetitosa e vibrante, que sem dúvida conquistará o paladar de todos.

A História da Salada de Quinua com Manjericão

A Salada de Quinua com Manjericão tem suas raízes na cozinha contemporânea, onde a busca por alimentos saudáveis e saborosos é constante. A quinua, um grão andino, ganhou popularidade no mundo todo por sua versatilidade e valor nutricional.

O manjericão, com seu aroma inconfundível, é uma erva que tem sido usada na culinária há séculos, especialmente na cozinha mediterrânea. A combinação da quinua com manjericão cria um prato que é ao mesmo tempo nutritivo e cheio de sabor.

Neste prato, a simplicidade encontra a sofisticação. A Salada de Quinua com Manjericão é uma celebração de sabores naturais e frescos, um prato que é tanto saudável quanto delicioso, perfeito para o estilo de vida moderno.

Ingredientes – Salada de Quinua com Manjericão

Para criar uma Salada de Quinua com Manjericão perfeita, você precisará dos seguintes ingredientes:

– Azeite de oliva (1 colher de sopa = 10 ml)
– Limão (suco de 1 unidade pequena = 40 gr)
– Manjericão fresco (10 folhas = 1/3 maço)
– Quinoa (1 xícara = 100 Gramas)
– Tomate (1 unidade média = 100gr)

Cada um desses ingredientes contribui para criar uma salada que é tão saborosa quanto nutritiva. Vamos detalhar como prepará-los para maximizar o sabor e a apresentação.

Modo de Preparo – Passo a Passo

O sucesso da Salada de Quinua com Manjericão está em seu preparo cuidadoso. Comece deixando a quinua de molho, um passo crucial para garantir a textura ideal. Depois cozinhe-a até que fique macia, mas ainda firme.

O segredo está em resfriar a quinua depois de cozida, o que garante que os grãos fiquem soltinhos. Por fim, misture os ingredientes frescos: o tomate, o manjericão, o azeite e o limão. O resultado é uma salada refrescante e aromática.

1 – Colocar a quinoa de molho por 12 horas, após este período escorre a água e lavar os grãos.
2 – Coloque na panela uma quantidade de água que seja suficiente para não apenas cobrir completamente a quinoa, mas também ultrapassá-la em aproximadamente a largura de quatro dedos.
3 – Adicione uma pitada de sal e espera a água ferver, após levantar fervura coloque a quinoa e deixe cozinhar, quando os grãos estiverem macios, porém ainda firmes, escorra quinoa num escorredor, desprezando a água da cocção, lave em água fria para interromper o cozimento.
4 – Coloque a quinua cozida e escorrida na geladeira até gelar e os grãos ficarem firmes.
5 – Após resfriar, retire a quinua da geladeira e acrescente o tomate e o manjericão picados, o azeite e o suco do limão e sal á gosto, retorne para geladeira, sirva gelado
Sugestão de acompanhamento: 1 concha de feijão + 4 colheres de sopa de arroz + 4 colheres de sopa de agrião refogado
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 porções.

A Salada de Quinua com Manjericão é uma combinação de ingredientes que são não apenas deliciosos, mas também benéficos para a saúde. A quinua, por exemplo, é conhecida por ser um grão completo em termos de proteínas.

O manjericão não é apenas aromático, mas também tem propriedades que são valorizadas na culinária e na saúde. Juntos, esses ingredientes criam uma salada que é tão boa para o corpo quanto para o paladar.

As Melhores Ocasiões para Servir a Salada de Quinua com Manjericão

Esta salada é perfeita para várias ocasiões. É ideal para um almoço leve ou como um acompanhamento em jantares. Também é uma excelente escolha para piqueniques e festas ao ar livre.

Por ser uma salada refrescante e fácil de preparar, é perfeita para os dias quentes de verão. Mas não se limite, a Salada de Quinua com Manjericão pode ser apreciada em qualquer época do ano.

Além da Salada de Quinua com Manjericão você também pode fazer…

Se você gostou da Salada de Quinua com Manjericão, há muitas outras receitas deliciosas que você pode explorar em nosso blog Escola Vegana:

– Experimente o Cuscuz de Quinoa com Legumes e Ervilha Fresca, uma refeição leve e cheia de sabor. Confira aqui: https://escolavegana.com/cuscuz-de-quinoa-com-legumes-e-ervilha-fresca/

– A Salada Colorida de Quinoa é outra opção refrescante e nutritiva. Veja a receita: https://escolavegana.com/salada-colorida-de-quinoa/

– O Tabule de Quinoa é uma versão moderna de um clássico, perfeito para dias quentes. Experimente agora: https://escolavegana.com/tabule-de-quinoa/

Esperamos que você tenha gostado de aprender a fazer a Salada de Quinua com Manjericão. Esta receita é um exemplo de como a comida pode ser simples, saudável e incrivelmente saborosa.

Compartilhe suas experiências na cozinha conosco! Adoraríamos ouvir como foi preparar esta salada e quaisquer variações que você tenha experimentado. Continue explorando o mundo da culinária vegana com a Escola Vegana e descubra novos pratos deliciosos todos os dias.